12 alimentos para melhorar a produtividade no trabalho

Alimentos que previnem doenças e que devem fazer parte da sua rotina para ajudar a melhorar a sua produtividade.

1-Tomate
Além de contribuir para a saúde do cérebro a longo prazo, o antioxidante licopeno é importante no combate aos radicais livres e ajuda a prevenir o estresse oxidativo. De acordo com o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, os altos níveis de potássio presentes no tomate também ajudam a promover a boa saúde dos ossos, prevenindo assim problemas na rotina corrida do dia a dia.

2-Mirtilo
O mirtilo ou blueberry é rico em polifenois, como o resveratrol, que tem ação anti-envelhecimento sobre a pele e atua na prevenção de alterações degenerativas. A fruta ainda possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que melhoram a capacidade de aprendizado e a memória, segundo a nutricionista Isabel Jereissati.

“Alguns estudos mostram que o mirtilo previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Ou seja, “muito importante para quem passa horas em frente ao computador’’, afirma o endocrinologista.

3-Sementes de abóbora:
Para quem trabalha sob muita pressão, as sementes de abóbora podem ser aliadas, pois os altos níveis de ácido fólico, carotenoides e magnésio são excelentes para o coração. “O magnésio, por exemplo, age como um relaxante dos vasos sanguíneos e, assim, reduz a pressão arterial elevada e restringe doenças como derrames e ataques cardíacos”, explica Alfredo Cury.

4-Goji Berry
Popular entre quem busca uma vida mais saudável, goji berry é uma fruta rica em diversas substâncias benéficas como vitaminas, antioxidantes e fotoquímicos. Fonte de vitaminas dos complexos B e C, que auxiliam o sistema imunológico, prevenindo infecções, ela também conta com a presença de triptofano, um precursor de serotonina, neurotransmissor que desperta o bom humor.

“O goji berry é o que chamamos de superalimento, uma frutinha hiperequilibrada que traz inúmeras vantagens para a saúde”, conta a nutricionista Cláudia Witt. Enquanto a vitamina B contribui para a redução do cansaço e do estresse, a vitamina C afasta a gripe e auxilia na absorção de ferro.

5-Grão de bico
O grão-de-bico é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, constituindo uma importante fonte de energia. Segundo Alfredo Cury, o alimento possui triptofano, aminoácido precursor de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

6-Brócolis e couve-flor
Tanto os brócolis quanto a couve-flor são ricos em potássio e colina, uma vitamina do complexo B, nutrientes que fazem o cérebro funcionar de forma mais ativa. Os legumes também contêm antioxidantes e flavonoides, importantes no combate a infecções. A sua ingestão está associada à detoxificação, principalmente, do fígado.

7- Beterraba
Ótima opção para quem quer garantir energia! “Além de ser uma boa fonte de carboidratos, contém nitrato, que no organismo se transforma em óxido nítrico favorecendo a vasodilatação e melhorando a oxigenação dos tecidos”, aponta Fernanda Seiffer, nutricionista consultora da Salad. Além disso, explica Alfredo Cury, devido ao teor de potássio e de manganês, fortalece os músculos do coração, regulariza a pressão arterial e aumenta a resistência física.

8-Chocolate amargo
“O sistema nervoso é muito complexo e há muito ainda que se aprender sobre ele, por isso, não há como afirmar qual o mecanismo específico que faz com que o chocolate libere endorfina no cérebro. Mas já é sabido que essa relação existe e que ela produz sensação de bem-estar, aumenta o foco e a concentração e melhora o humor”, afirma Alfredo Cury. O chocolate amargo possui nutrientes e compostos bioativos, como o magnésio, a teobromina e a feniletilamina, que estimulam a liberação de endorfina e de serotonina.

9-Nozes
As nozes possuem vários ingredientes que auxiliam as funções cognitivas, entre eles estão os antioxidantes, vitaminas, minerais e ácidos graxos da família do ômega 3″, explica a nutróloga Alice Amaral. Esses nutrientes contribuem para a melhora do funcionamento das células cerebrais através da transmissão adequada de sinais, além de prevenirem a degeneração cognitiva e a demência.

10-Linhaça
Fonte de magnésio, a linhaça afeta o funcionamento cerebral porque participa ativamente da transmissão dos impulsos nervosos, aumentando a capacidade de aprendizagem e memória. “O ômega 3 também presente na semente é um componente essencial da membrana externa das células cerebrais, criando um ambiente ideal para as sinapses, melhorando funções como concentração, memória, motivação e habilidades motoras”, enumera a nutróloga Alice Amaral. A substância também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuindo as taxas de colesterol “ruim” e aumentando as de colesterol “bom”.

11- Espinafre
Conhecido como o alimento que dá força, o espinafre também é um grande aliado da atividade cerebral. Rico em antioxidantes, potássio e vitamina K, contribui para um sistema nervoso mais saudável. “Fornecendo uma parte essencial para a síntese de lipídios, a gordura essencial que compõe a bainha de mielina em torno de nossos nervos, é muito importante para a concentração e concretização de ideias”, garante o endocrinologista.

12- Sardinhas
Segundo a nutrichef e nutricionista funcional Alessandra Almeida, da Clínica Andrea Santa Rosa, a sardinha é uma fonte de coenzima Q10, antioxidante fundamental para a saúde cardiovascular e fornecedor de energia. Além disso, as vitaminas D e do complexo B presentes no peixe são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso, pois estimulam a memória e o raciocínio.

Os níveis de ômega 3 também atuam de forma benéfica na formação das células do cérebro e na comunicação entre os neurônios, melhorando a atenção e o aprendizado.

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